A tour to the inner side of me... A alma da raposa!

Tuesday, December 12, 2006

O Natal e eu...


O Natal é conhecido como a época da alegria! Alegria para os miúdos por causa das prendas que recebem, alegria para os mais velhos por causa da reunião da família!
É uma época, em que subitamente, de um dia para o outro, se acendem um milhão de velas dentro de cada um de nós, que provocam uma amálgama de sentimentos e sensações positivas, que esperámos um ano inteiro que se revelassem... Esta sempre foi a minha visão do natal, a alegria de estar com a família, a alegria de desembrulhar as prendas! O Natal é alegria!

Pelo menos até este ano...

Este ano, tive um despertar um pouco abrupto para a realidade que o Natal nem sempre é alegria...
Este ano vou estar afastado da minha família, que se vai reunir sem mim... Não vou abrir as minhas prendas com eles... Não vou manter a tradição de abrir as prendas à meia noite, porque não vou estar em casa... Sim, definitivamente o Natal nem sempre é alegria...
Este ano vou passar o Natal a trabalhar e vou estar fisicamente longe de todos aqueles de quem gosto, mas só fisicamente, porque eles vão estar no meu coração toda a noite!

Quando ouvia falar em depressões natalícias nunca pude evitar um sorriso, porque na minha mente era inconcebível que tal situação pudesse existir! O Natal e a depressão eram imiscíveis, eram duas dimensões paralelas que nunca se encontravam, eram como azeite e água, pura e simplesmente não se misturam!
Mas agora vejo como o mundo não é só preto e branco e que por vezes o azeite e a água também se misturam, e a depressão natalícia afinal também existe...
Agora compreendo... Compreendo todas as pessoas que se sentem tristes quando não podem passar o natal com as suas famílias, ou até quando têm que se dividir, passar a véspera em casa de uns familiares e o dia de natal na casa de outros, para aplacar as divergências... Compreendo as pessoas que se sentem sozinhas neste período...
Sei que as pessoas que não têm a sorte ter um Natal 100% feliz, como quando se era criança e a felicidade dependia unicamente do tamanho da pilha das prendas, se vão lembrar de outros natais mais felizes e que isso será suficiente para acender algumas velas, algumas das velas escondidas dentro do milhão que se tinha apagado subitamente...
Este ano vou passar o natal sozinho... Também eu me vou lembrar de outros natais mais felizes... Vou fazer um esforço para acender algumas velas que me mantenham quente neste Natal frio... Mas eu sei que vocês vão estar comigo em espírito. Por isso pais, Joana e Paula, não se esqueçam de mim, como eu não me esqueço de vocês!

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Mt bom... Sim porque o Natal não são as prendas mas o facto dessas pessoas estarem no teu coraçao toda a noite!!!!

12:29 PM

 
Anonymous Anonymous said...

O Natal de hoje! Que posso dizer? A prenda certa, da forma certa, para a pessoa certa? Será este o espírito? Já não me lembro de viver o Natal, com o sentimento que este merece. Não consigo ver nem nas crianças que me rodeiam, aquela sensação especial, que tive. Talvez simplesmente porque já não sou uma criança. Porque as preocupaçoes inerentes à época, que em tempos me passaram ao lado, não me permitem disfrutar com o coração. Ou porque o ideal do Natal, seja isso mesmo, um ideal, difícil de concretizar, cuja magia só possa ser alcançada em pequenos momentos ou pelos puros de coração, como as crianças.
De qualquer maneira, espero encontrar ainda este Natal, alguns dos preciosos sentimentos que nos enchem por dentro.
Em relação às pessoas que nos rodeiam, não precisamos estar acompanhados para sabermos que não estamos sós e alturas há, em que numa sala repleta de gente nos sentimos sózinhos. Por isso, enche bem o teu coração, para que seja um Natal diferente, e não triste.

3:27 AM

 
Blogger scatman_tony said...

Profundo...

10:26 PM

 

Post a Comment

<< Home