A tour to the inner side of me... A alma da raposa!

Saturday, October 07, 2006

O mundo do trabalho!

Nunca pensei... Desde miúdos que somos bombardeados com o mundo do trabalho... Na primária, o assunto aborda-se com a típica pergunta: "O que queres ser quando fores grande?"... Abençoada a inocência que na altura me permitia responder "Astronauta" sem pensar sequer na impossibilidade de o alcançar! Passam os anos e os pais reforçam a ideia do mundo do trabalho: "Tens que estudar, senão vais acabar nas obras a acartar sacos de cimento!" E lá surgia um esforço suplementar para tentar compreender as funções, com o medo da transformação em trolha, que parecia iminente ao mais baixo resultado na escola! Finalmente na universidade... Aprendemos litros e litros de informação, com o intuito de sermos os melhores profissionais possíveis e de estarmos preparados para fazer a tão anunciada transição para o mundo do trabalho...

---------------------Mundo do trabalho---------------------------

Agora que já ingressei no mundo do trabalho, só penso como gostaria de voltar a ser criança... Não é que não tenha desejado as responsabilidades que agora tenho, ou que não me sinta agradado com as recompensas do meu trabalho, mas ultimamente sinto que vivo para trabalhar, ou invés de trabalhar para viver...

Desde quando é que me deixei consumir pelo trabalho e pela importância que este tem, ao ponto de por o trabalho à frente da família e dos amigos, que sempre estiveram lá para mim e neste momento se encontram suplantados pela carga horária que sou obrigado a desempenhar??
Sinto-me cansado... Não só fisicamente, mas psicologicamente... Nunca pensei que esta transição me fosse custar tão caro...

Com este desabafo espero entrar na perspectiva de "trabalhar para viver" e começar a redifinir prioridades, porque sinto a falta dos meus amigos, sinto a falta de poder sair a qualquer hora para a rua, para ir tomar um banal café e discutir alguns assuntos parvos ou sair para Lisboa e ter uma daquelas noites que nunca mais se esquecem na vida!!!

E vocês, "vivem para trabalhar" ou "trabalham para viver"?

2 Comments:

Blogger ZapporssoN_81 said...

Eu um dia quero chegar ao escalão do TRabalhar para viver. O início parece ser um pouco complicado...mas pelos exemplos com quem nos cruzamos tds dias eu vou tentando ganhar animo para ultrapassar mais esta etapa.
O Ekilibrio chegará.. kd n sei, mas chegará.. chega sempre..

7:34 PM

 
Anonymous Anonymous said...

Não me lembro do que respondia em criança à questão de "o que queres ser...", e também não tenho recordações vívidas de grande stress após o início da carreira profissional. Lembro-me, e penso que sempre terei, o stress ou a preocupação de conseguir atingir as minhas expectativas e a aceitação pessoal e profissional dos que me rodeiam. O medo de não conseguir...
A quantidade de tempo que dispendemos com o trabalho face ao tempo que necessitamos para nós e para os nossos nunca me tirou muito sono, já as noites de trabalho...TEMPO, OPORTUNIDADES e SONO! Isso e todas as outras tarefas que temos de executar para viver, coisinhas simples como compras, limpezas e outras que tais.
Já os Amigos, na real acepção da palavra, vão estar sempre lá, num dia ou noutro, num telefonema ou num café.
Trabalho para viver, com prazer no que faço (mas não digam ao estado, senão inda posso ser cobrada por isso), mas com muito mais prazer com os amigos e família, no tempo repartido que vai sobrando.
Amnésia, idiotices ou sono, cá fica a minha ideia.

1:55 PM

 

Post a Comment

<< Home